Não acredito em uma Arquitetura ideal, insubstituível; somente em boa e má arquitetura. Gosto de Le Corbusier como gosto de Mies, de Picasso como de Matisse, de Machado como de Eça.
(OSCAR NIEMEYER)

sábado, 26 de março de 2011

PROJETO 1: A CADEIRA QUE TE ACOMPANHA



CADEIRA ORQUÍDEA

Sobre os aspectos ideológicos da cadeira
           
            A Cadeira Orquídea desenvolvida nesse projeto tem o objetivo de criar um ambiente feminino. A idéia de fazê-la em forma de orquídea surgiu pela beleza e delicadeza de suas formas naturais. Projetada para ambientes internos, seja ele um jardim de inverno, sala de estar,  quarto para meninas, ou ainda de forma externa ficando vinculado o tipo de tecido e acamento ao ambiente. 

           Um grande desafio encontrado foi transferir os detalhes da orquídea para a cadeira, ou seja, fazer algo que ao mesmo tempo fosse confortável e não perdesse os traços de uma orquídea.
figura 1: primeiro desenho

 figura 2: segundo desenho com as medidas.

 fugura 3: terceiro desenho colorido,
com as medidas e com outro tipo de sustento.

 figura 4: quarto desenho com uma novo sustento
ao qual este foi escolhido para a maquete.

Etapas da criação da maquete



         Inicialmente escolhemos a espécie de orquídea a ser copiada. Após essa etapa, começamos a desenvolver seu desenho. Observamos que a melhor forma de se fazer a maquete seria em biscuit, pois esse material é bastante maleável e reproduz os detalhes perfeitamente.

         Outro desafio foi conseguir um material resistente o bastante para sustentação da maquete da cadeira. Pensamos em vários modelos os quais estão representados nos desenhos.Chegamos  conclusão de que o melhor material seria o aço inox.
 imagem 1: frontal

 imagem 2: costas

 imagem 3: lateral

       Os materiais escolhidos para colocar o projeto em prática foram:
  • suas curvas moldadas a partir de um material sintético,coberto por uma espuma de poliuretano;  
  • uma concha de espuma debaixo do estofado ( tiramos idéia da poltrona Egg,desenhada pelo arquiteto dinamarquês, Arne Jacobsen ),foto da poltrona Egg
  •  uma parte moldada em estofado macio, apresentado na maquete em baixo relevo, fornecendo uma postura de assento, proporcionando um maior conforto;
  • pode ser feitas em várias opções de tecido ou couro, dependendo do gosto do cliente;
  • o sustento será escolhido pelo cliente, a base poderá ser fabricada com polietileno, aço com revestimento em cromo ou envelhecido, ou ainda alumínio polido.     
  • e por último o assento será presa a base através de parafusos.      
  A escolha desses materiais se deve ao fato de eles teoricamente atenderem nossos requisitos.