Não acredito em uma Arquitetura ideal, insubstituível; somente em boa e má arquitetura. Gosto de Le Corbusier como gosto de Mies, de Picasso como de Matisse, de Machado como de Eça.
(OSCAR NIEMEYER)

terça-feira, 17 de maio de 2011

PROJETO 2 - INTERVENÇÃO PALADAR

MAQUETE DA INTERVENÇÃO

    O corpo humano é dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc). Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso. É através dos sentidos que conseguimos ter contato com outras pessoas e principalmente com o ambiente que vivemos.
      Como os ambientes projetados pelos arquitetos influenciam nossas mentes e nossos corpos, é conveniente que incorporem o conceito de união entre a matéria, as sensações e as percepções. Os arquitetos podem se valer conscientemente da percepção de mundo, incorporando os objetos dos diferentes sentidos humanos ao seu projeto e descobrir o poder de cada sentido humano e sua influencia nas relações homem-ambiente.
      Partindo dessa ideia foi proposto a realização de uma intervenção efêmera no prédio 2 da Faculdade Presidente Antônio Carlos, seguindo estes conceitos. A ideia é criar um ambiente que remeta a um dos sentidos humanos. O paladar foi o tema escolhido para a nossa intervenção e a partir de pesquisas sobre esse assunto partimos para a criação do projeto.
      Primeiramente fomos à procura do local onde seria realizada a intervenção. Saímos em busca de um local que tivesse alguma relação com o paladar. O local escolhido foi o corredor próximo a escada1 de acesso ao prédio2. Essa escolha foi motivada por esse local ser o acesso mais próximo a cantina. Definido o local, demos inicio ao projeto.
      Depois de uma vasta pesquisa sobre o assunto e inspirados na estrutura da língua(órgão responsável por esse sentido),criamos uma estrutura, uma espécie de cortina, formada por varias partes emendadas em um formato que lembrasse a língua na cor vermelha, onde um lado dessas partes representa os músculos da língua e do outro a superfície dela. Junto a essa cortina, um lustre, com uma parte superior presa ao teto na cor vermelha representando as papilas gustativas fungiformes e presas nessa parte superior uma cúpula azul simbolizando o corpúsculo gustativo, responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro.
      A intenção desse projeto é confundir, através de algo inusitado, dando margem a varias definições.

MAQUETE DO PRÉDIO 2








PROJETO PALADAR


Projeto realizado por Ana Cláudia Alves de Souza, Bruna Luiza, Dayane Souza,
Letícia Fatima, Lívia Canto e Maísa Valdão.